Um ambiente de trabalho adequado é essencial para os colaboradores. Portanto, os gestores devem se concentrar na SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), implementando boas práticas, realizando inspeções de segurança e adotando políticas eficazes para eliminar riscos ocupacionais.
A gestão de SSMA aborda três fatores: saúde, segurança e meio ambiente. Através dela, podemos melhorar o ambiente de trabalho e proteger o futuro da empresa, garantindo um local adequado para os profissionais exercerem suas funções.
O que é SSMA?
A SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) representa as estruturas, políticas e serviços internos que uma empresa implementa para garantir um ambiente de trabalho seguro e responsável. O principal objetivo do SSMA é eliminar ou reduzir riscos ocupacionais e ambientais, como doenças e acidentes no local de trabalho.
Grande parte das atividades do SSMA envolve a adequação da empresa à legislação vigente, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), leis trabalhistas específicas e Normas Regulamentadoras do trabalho (NRs).
Quais são os pontos de atenção em cada área?
A SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) é fundamentada no cumprimento de requisitos específicos. Na prática, a empresa se esforça para minimizar os impactos de suas atividades sobre as pessoas, atendendo aos critérios de proteção da segurança,
saúde e meio ambiente.
Segurança: O Primeiro Critério da SSMA
A segurança é o critério primordial quando falamos de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), pois um ambiente de trabalho inseguro não pode estar em operação. As ações de segurança seguem uma ordem de prioridade. Inicialmente, o objetivo é eliminar e
isolar os riscos ocupacionais. Para isso, são utilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, como último recurso, Equipamentos de Proteção Coletiva.
Saúde
A saúde é uma preocupação central na SSMA, pois lida com os danos ao bem-estar do colaborador. Ao contrário de acidentes, que são eventos pontuais, os danos à saúde envolvem riscos contínuos e prejuízos graduais. O papel da SSMA é minimizar os efeitos do trabalho no corpo e na mente do colaborador durante sua jornada na empresa.
Meio ambiente
A SSMA tem uma ampla gama de situações que podem se enquadrar em suas diretrizes.
Sua função é auxiliar as empresas a adotarem uma abordagem de produção e operação que não prejudique o meio ambiente. Isso inclui orientações sobre como descartar corretamente o lixo e tratar resíduos químicos. Em geral, todas as empresas precisam
lidar com essas situações para evitar danos ao meio ambiente e manter uma imagem positiva.
Existem casos em que a comissão SSMA precisa lidar com situações incomuns onde os funcionários precisam se proteger do meio ambiente. Normalmente, isso é uma combinação dos fatores de segurança e meio ambiente. Por exemplo, os funcionários de
uma empresa de mineração de petróleo, que muitas vezes operam em alto mar, estão expostos a um ambiente que ameaça suas vidas, enquanto ao mesmo tempo, o ecossistema precisa ser protegido. A comissão SSMA deve implementar medidas para equilibrar essas situações, de modo que a empresa possa continuar produtiva sem danificar o meio ambiente e colocar seus funcionários em risco. Esse equilíbrio é alcançado por meio de normas e procedimentos que vêm sendo estudados e construídos ao longo das últimas décadas.
Trabalhe com métricas
Inicie organizando as métricas como ponto de partida. Desta forma, a empresa pode compreender quais são os problemas e avaliar a eficácia das medidas adotadas.
Exemplos incluem:
- Total de acidentes de trabalho por período;
- Horas de afastamento devido a acidentes e doenças;
- Número de inspeções realizadas;
- Rotatividade de pessoal;
- Absenteísmo;
- Horas de treinamento em segurança do trabalho.
- Além disso, é possível empregar métodos qualitativos, como entrevistas e reuniões com
as equipes, para ouvir as pessoas sobre os riscos identificados.
Faça treinamentos
A capacitação profissional reduz os riscos de acidentes, doenças e incidentes ambientais. Dê atenção especial aos grupos expostos a riscos ocupacionais, como aqueles que lidam com substâncias químicas, materiais cortantes, perfurantes e atividades em altura. Utilize o Diálogo Diário de Segurança (DDS) para reforçar um ponto por dia, em breves minutos de conversa.
Supervisione as rotinas
A supervisão das rotinas é crucial para garantir o cumprimento das diretrizes de segurança e estabelecer uma cultura de segurança. Inspeções bem planejadas e gerenciadas com qualidade desempenham um papel fundamental nesse processo.
Use a tecnologia como aliada
A tecnologia é uma poderosa aliada nas inspeções de segurança. Com ela, os gestores podem planejar e acompanhar todas as atividades em tempo real, além de acessar indicadores e relatórios gerenciais. Automatizações diversas auxiliam os profissionais de
Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) a terem mais tempo para mapear e prevenir riscos ocupacionais, atuando diretamente nos processos e junto às pessoas. Os registros podem ser realizados em formulários digitais, e os dados são consolidados pela plataforma, economizando tempo no preenchimento e na elaboração de relatórios.
As medidas de SSMA são imprescindíveis e devem ser constantemente reforçadas. Ao priorizar o bem-estar das pessoas, a empresa colhe diversos benefícios em termos de produtividade e engajamento nas tarefas diárias. Investir em tecnologia para essa área é,
portanto, uma escolha que vale a pena.